A Criança, a Esperança e a Nação Porto Rico

O vídeo com a loa Saudação aos Orixás, do mestre Shacon Viana, foi gravado pelo Rei Riva em 16 de julho de 2011, na sede no Maracatu Nação Porto Rico, no Bode, bairro do Pina, Recife, PE.

Por trás do cartão postal da praia Boa Viagem, com seus belos edifícios e rico comércio, encontramos favelas, casa em palafitas, um mundo diferente, o mundo do maracatu Nação Porto Rico.

Por trás de cada casa, encontramos muitas crianças, bocas, corações e sentidos para alimentar.

A nação Porto Rico sempre esteve aberta às crianças da comunidade e, por gerações, tem sido uma das poucas opções de laser e de cultura da comunidade do Bode, bairro do Pina, onde tem sua sede desde os tempos do Porto Rico do Oriente, contado e imortalizado pela antropóloga americana Katarina Realo seu livro Eudes Chagas, o rei do maracatu.


Em 2011 Porto Rico aumenta suas responsabilidades com o futuro das crianças da sua comunidade no bairro do Pina, Recife, PE, com o inicio de sua s atividades como Ponto de Cultura, um convênio com o Ministério da Cultur a e a Nação Porto Rico.

Porto Rico se prepara para essa tarefa reformando sua sede e instalando o laboratório de informática.

Ao mesmo tempo busca o apoio de empresas e instituições para poder oferecer mais opções de educação e cultura para sua comunidade.

Com esse pensamento o Rei Riva gravou em julho as performances do Batuque Mirim de Nação Porto Rico que foram enviadas para participar do Criança Esperança de 2011. Vejam abaixo outros clips:

1- loa Nagô, a predileta da rainha Elda Viana

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XjMB9ylB4zM&feature=related[/youtube]

2- Loa 13 de maio

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AQCHwWxNFdk&NR=1[/youtube]

3- No Darrum

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XVx4lVmQJVg&feature=related[/youtube]

4 – Salve o rei, salve a rainha – PARTICIPAÇAO DO MARACATU NAÇAO PORTO RICO MIRIM NA TERÇA NEGRA DIA 26/04/2011 GRAVADO PELO REI RIVA 1

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yQLMjBt3mPU&feature=related[/youtube]

5 – Princesa dona Inês – PARTICIPAÇAO DO MARACATU NAÇAO PORTO RICO MIRIM NA TERÇA NEGRA DIA 26/04/2011 GRAVADO PELO REI RIVA 2

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WabsZ7HlMUw&feature=related[/youtube]

6 – Porto Rico, nação de Mina – PARTICIPAÇAO DO MARACATU NAÇAO PORTO RICO MIRIM NA TERÇA NEGRA DIA 26/04/2011 GRAVADO PELO REI RIVA 3

http://www.youtube.com/watch?v=_WazzoG6bOE&feature=related

7 – O leruê – PARTICIPAÇAO DO MARACATU NAÇAO PORTO RICO MIRIM NA TERÇA NEGRA DIA 26/04/2011 GRAVADO PELO REI RIVA 4

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cJ2d-fYiFQ8&feature=related[/youtube]

8 – Saudação aos orixás – PORTO RICO MIRIM NO NÚCLEO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA – NCAB – Casa 34 – Pátio de São Pedro 13/05/2011 GRAVADO PELO REI RIVA RECIFE-PE

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aM6Xu4L9-U0&feature=related[/youtube]

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para A Criança, a Esperança e a Nação Porto Rico

  1. izabella disse:

    eu queria muito baixar a musica Nago – naçao de Porto Rico para fazer um trabalho poderia me dizer onde baixo nao a estou encontrando.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *