Imagens da história da Nação Porto Rico

ESPECIAL!

Vídeos que contam a nossa história

 

São muitas as gravações antigas da Nação do Maracatu Porto Rico, mas poucas foram colocadas na Internet à disposição de todos. Esperamos ardentemente que um dia as pessoas coloquem as gravações antigas para que todos possa usufruir delas, principalmente os batuqueiros da nação.

Os vídeos abaixo falam de nossa história.

O primeiro, da BBC, está também no CD Baque das ondas.

O segundo é do desfile oficial de 2002 e os outros são dois documentários feitos em 2005: um do povo do Arrasta Ilha, Visões deDentro, e o outro como parte de uma pesquisa de mestrado, Maracatu – Ritmos Sagrados.

 

1.    1991 – Trecho do Filme “A Atriz, o Bispo e a Rainha do Carnaval”

Direção: Howard Reid Realização: BBC, Grã-Bretanha, 1991

 “Trecho do Filme “A Atriz, o Bispo e a Rainha do Carnaval”, feito pela BBC de Londres.

Entre as tradições africanas presentes no Brasil, o maracatu está relacionado à vinda da realeza negra escravizada para o país. O folguedo e seussímbolos importantes: a atriz, representada pelas pessoas que se vestem para participar da festa; a rainha, que deve ser coroada; e o bispo, o padre católico que coroa a rainha eleita.“

Podemos ver nosso mestre Shacon quase menino logo no início do filme

2. Carnaval de 2002 – Desfile Oficial

É Porto Rico, majestoso e vibrante!

Vídeo raro e delicioso.

 

DOCUMENTÁRIOS sobre Porto Rico

 

1. Visões de Dentro

Vídeo produzido a partir de uma vivência de alguns integrantes da Associação Cultural Arrasta Ilha (Florianópolis) na Nação Porto Rico localizada na comunidade do Pina (Recife) em Janeiro de 2005.

Depoimentos emocionantes de nossa rainha Elda e de várias pessoas que continuam na nação como Giva, Douglas, Mão, Cao, Leleu, Capitão e outros que se foram por vários motivos.

Muito divertido ver Pelezinho menino, cantando e contando sobre a nação.

Abaixo é uma loa que ele canta no video.

 Batuqueiro de baque virado

Respeita a baiana e a Dama do Paço

O Rei e Rainha, principe e princesa

Chegou Porto Rico mostrando a beleza

 

2. Maracatus – Ritmos Sagrados

Eugênia de Freitas Maakaroun atualmente é uma cineasta mineira radicada no Rio de Janeiro. Durante alguns meses esteve em Pernambuco com sua equipe onde dirigiu e produziu este curta documentário sobre as origens das nações seculares do estado chamado “Maracatu Ritmos Sagrados”.
O documentário mostra a realidade dos maracatus pernambucano, como vivem os seus mestres, suas rainhas, seu mundo, suas casas, suas vidas…A alma de ancestrais do batuque afro-brasileiro permanece nos morros de Recife, Olinda e Nazaré da Mata, cidades focadas no curta.

O humano se transfigura no sagrado, através do ritmo, da dança e das cores, que remetem à imagem dessa alma peregrina presente na cultura do cotidiano, da rua, da cidade e da história do povo brasileiro…



MARACATU RITMOS SAGRADOS – Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Artes
Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade
Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à
obtenção do titulo de Mestre em Artes Visuais.
 Orientador: Professor Doutor Heitor Capuzzo Filho
Belo Horizonte
Escola de Belas Artes
2005

Parte I –

Parte II –

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em Apresentações, desfile de carnaval, documentário, mestre Shacon e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *