Nação Porto Rico se reencontra em Paraty

IMG_4886

Nação Porto Rico se reencontra em Paraty

 

Batuqueiros desta grande nação de maracatu de baque virado se reuniram para festejar o aniversário do grupo irmão Palmeira Imperial, de Paraty, RJ.

 

IMG_4835As oficinas foram realizadas em um lugar de grande axé, no Quilombo do Campinho, lugar de grande axé.

Mestra Joana começou o trabalho com uma oficina de abê com os outros batuqueiros tocando e recebendo aulas pontuais do baque das ondas com mestre Shacon, ensinando para alguns ou aprimorando o sotaque da nação. O foco da manhã foi os toques e dança dos orixás e suas relações com o baque e loas da nação.

Com um corpo maior de batuqueiros nessa região do Brasil, os mestres têm se preocupado em aprofundar os conhecimentos e técnica deles nesse sentido e passaram a elaborar uma didática inédita para o ensino do timbal , do abê – dança e ritmos – e gonguê.

***

Para quem já participou ou observou oficinas em outros anos, pode perceber que este é um trabalho único e será o trabalho dos mestres na Gira de 2013 na primeira quinzena de setembro.

Nas conversas de almoço e de fim dos trabalhos todos pediam notícias dos amigos do Pina, de nossa rainha Elda e dos últimos trabalhos da nação, principalmente da apresentação e gravação DVD de Cláudia Leitte.
Mestre Shacon relatou o carinho e respeito com que foram todos tratados por essa artista de projeção e também por toda sua equipe. O mestre ressaltou a dedicação dos batuqueiros para a realização de mais esse sonho.

Nos próximos dias estaremos reunindo neste site todos os álbuns de fotos dos bastidores tirados por nossos batuqueiros-fotógrafos, Ray Silva, Vandinha, Mércia, mestra Joana, mestre Shacon, Thiago e outros.

***

 

 

No domingo os mestres realizaram em uma escola de Paraty uma palestra sobre a história e fundamento do maracatu Porto Rico e depois um grande arrasto pelas ruas da cidade iniciando pela igreja da mãe nagô.

Desta vez ao invés de flores, os batuqueiros da nação, levaram à ela e a todo grupo Palmeira Imperial, um grande axé sonoro!

Ó mãe Nagô / Senhora do Rosário/ padroeira nos abençoou

Os batuqueiros irmão se despediram sonhando com o dia em que poderemos reunir por aqui os mestres, a corte e os batuqueiros do Pina.

Todos agradeceram muito ao Augusto, autor de Na Força do Machado e Trago Flores, e a todo grupo Palmeira Imperial por essa oportunidade de reunir e sentir ainda mais forte o axé da nação renovado em cada encontro com os mestres.

 

Salve Palmeira Imperial!

Salve todos os grupos presentes!

Salve todos os batuqueiros presentes!

Salve a Nação do Maracatu Porto Rico!

 

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em Agenda, Apresentações, Batuqueiros, Cláudia Leitte, Grupos, Joana, Maracatucá, mestre Shacon, Palmeira Imperial, Quiloa e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Nação Porto Rico se reencontra em Paraty

  1. Edison Soler disse:

    Grande abraço a todos, pelo carinho que nos receberam para a socialização de uma vivência ímpar e enriquecedora.
    Nossos sinceros agradecimentos ao Augusto pela calorosa recepção, Shacon e Joana. A força do Axé foi sentida e tocante em nossos corações! O povo de Ubatuba agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *