Porto Rico em Bauru, SP!

Porto Rico presente em Bauru, SP

 

Cartaz 2014

Assim como a calunga Elisabeth, junto com o batuqueiro Ryan, Leleu e Tenily, nossas queridas Damas do Paço, viajaram por cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representando Porto Rico, outros membros da nação tem feito oficinas, palestras e encontros divulgando a arte e os fundamentos do maracatu de baque virado, em particular os da Nação do Maracatu Porto Rico!

*************

 
 

Pedimos aos grupos que organizam esses eventos que mandem para o site um relato dos trabalhos realizados em suas cidades.
É importante que fique registrado e divulgado aqui a extensão e a qualidade dos trabalhos que expandem a nação para todo o território nacional e até fora dele.

 

Abayomi 1

Recebemos o relato do Abayomi, primeiro grupo de Maracatu de Baque Virado de Bauru, interior paulista.

O grupo foi fundado em agosto de 2014 numa oficina de construção de alfaias, num desejo de Alberto Pereira, pernambucano de Afogados da Ingazeira, de matar as saudades de sua terra natal. O Abayomi se definiu como filho da Nação de Maracatu Porto Rico: o coração de verde e vermelho tingiu-se de vez e agora bate junto com o baque das ondas verdes do mar.

 

*******************

 

Agradecemos o texto abaixo de Michele Távora e as fotos de Agnes Sofia Guimarães

 

“O mês de março e abril deste ano foi de muito trabalho no Maracatu Abayomi de Bauru-SP:
O batuqueiro Rumenig Dantas, da Nação do Maracatu Porto Rico, atracou com seu Santa Maria nas terras bauruenses para vivências com o grupo e todos os interessados da cidade e região…
A programação ocorreu durante todo o mês de março e aconteceu na sede do grupo – a Casa da Capoeira.
Rumenig conduziu oficinas que aconteceram aos sábados e se desenvolveram com palestras sobre a história e fundamento da Nação Porto Rico, oficinas de batuque e oficinas de construção de alfaias.
Encerramos nossa vivência em um cortejo lindo e emocionante no dia 04 de abril, no centro da cidade, com a presença dos grupos Maracatu Pedra de Raio (São José do Rio Preto),  Quiloa (Santos),  Maracatu Navegante (Ribeirão Preto),  Maracatu Semente de Angola (Londrina) e Maracatu Mukumby (Sorocaba).
O trabalho de Rumenig Dantas no Maracatu Abayomi deu vida, luz e fundamento ao grupo!
Somos gratos!
Asè!”

 

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em mestre Shacon e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *