Rio de janeiro é Porto Rico!

 

DAMAS 0

A nossa nação sempre esteve bastante ligada aos grupos que estudam maracatu de baque virado no Rio de Janeiro.
Mestre Chacon tem feito regularmente Oficinas e palestras na cidade maravilhosa e plantou a semente que germina cada vez mais forte.

 

Nos últimos anos essa semente está crescendo cada vez mais forte com a presença de batuqueiros de Porto Rico que moram lá, como Fefi (Fernanda Fefi Podzwato), Henrique Pedro, Sol (Soraia Melo), Tenily Guian (a linda dama-do-paço de dona Júlia) e batuqueiros que são convidados para dar oficinas como Rumenig Dantas, Ryan e Leleu, a dama-do-passo da nossa calunga dona Bela.

 
 

Vejam abaixo algumas fotos das oficinas do batuqueiro Ryan e das nossas queridas damas Leleu e Tenily e um vídeo da oficina de Rumenig Dantas


 

TODO MUNDO ESPERA PRA VÊ,
PORTO RICO FAZ TERRA TREMER
NA BATIDA DO BAQUE TROVÃO
PORTO RICO FAZ TREMER O CHÃO
SEU OGUM GUERREIRO DE FÉ
É QUEM NÓS DÁ PROTEÇÃO
ÔH, LEVANTA A TUA BANDEIRA,
CANTA FORTE PRA MULTIDÃO.
Música de Tenily. / Vivência com Rumening

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em mestre Shacon e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *