Carnavalesco
“Pessoa que organiza e executa as diversas atividades ligadas ao carnaval, principalmente desfiles de escola de samba e maracatu”
Fonte: Dicionário Michaelis
O carnavalesco Paulinho da Naçao do Maracatu Porto Rico é o profissional responsável pela produção do desfile do maracatu no qual trabalha. O desfile do maracatu ocorre no carnaval, que no Recife/Pe Brasil é uma festa muito popular, que movimenta o turismo e o comércio em todo o país. O carnaval acontece em fevereiro, porém o carnavalesco trabalha durante um ano todo coordenando os detalhes do desfile, como por exemplo, a produção das fantasias e adereços e etc. É papel do carnavalesco garantir que todos os processos necessários ao andamento do desfile estejam corretos e que a harmonia do maracatu na avenida não seja prejudicada por nenhum detalhe esquecido.
Não existe formação necessária para ser um carnavalesco. Por ser uma profissão ligada às artes e à cultura, o aprendizado vem com a prática e, geralmente, os profissionais dessa área fazem parte da comunidade de maracatu,escola de samba. É necessário que o profissional esteja sempre disposto à aprender e à se atualizar, podendo fazer cursos de artes, música ou coordenação de eventos.
“O Carnaval não é invenção do Diabo, como dizem algumas religiões. Talvez seja invenção de algumas religiões, como dizem os carnavalescos”!