Fundado no dia 06 de Janeiro de 2007 no Recife Antigo PE, com a necessidade de Divulgar a Cultura Pernambucana e sua Afrodescendência faz Homenagem a Nação do Maracatu Porto Rico, nas cores Verde e Vermelha no qual essa Nação é sua fonte de energia e inspiração, Seu nome foi presenteado pelo Mestre ao Batuqueiro e Ogan (Luiz Água) como “Grupo Cultural Baque das Ondas”
“Baque das Ondas”, caracteriza-se pela cadência na sua construção musical, remetendo as ondas do mar, as entonações de toques e referências musicais, cantam aos orixás, tratando de maneira sagrada e ritualista aquilo que executam.
Diferente das demais manifestações culturais que representam esses valores oriundos da rica região norte/nordeste de nosso país, o Grupo cultural Baque das Ondas, vem diretamente das casas de matrizes africanas, nasceu desta região e tem a manifestação em sua forma genuína a fim de difundir dentro do território brasileiro sua própria e rica cultura.
Seus fundamentos estão na sonoridade, letras, cantos, figurinos e simbolismo que utilizam para falar das origens do povo brasileiro, unidos em origem negra e de origem nagô.
Este Grupo de Cultura Popular é voltado para a Manifestação do “Maracatu de Baque Virado”, ou “Maracatu Nação” Cultura de Afro Descendência com mais de 200 anos e caracterizada pelo soar dos Tambores, Cores e Crenças aos Orixás.
Somos filhos do ILÊ GONGOMBIRA da Macaia de Oxossi e de sua YALORIXÁ Elda Ivo Viana (Rainha Elda)da Nação do Maracatu Porto Rico “, a última Rainha Coroada na “Igreja do Rosário dos Homens Pretos”, no Bairro de Santo Antonio em Recife, que tem como Mestre o Jailsom Shacon Viana (Mestre Chacon).
E por isso não temos vergonha de dizer SOMOS de Matiz Africana sim e Lutamos pela Igualdade das Raças, e o Respeito a Crença!