IV Noite do Dendê

A comunidade da Nação do Maracatu Porto Rico consciente de sua missão em preservar a identidade fiel do universo do resgate cultural-religioso do Maracatu Nação de Baque Virado, promove a realização da cerimônia

IV NOITE DO DENDÊ

********************************

Porto Rico fez sua primeira  Noite do Dendê em 1914, em Palmares, Palmerinha, e esse ano, mais uma vez, promove um resgate cultural transformado em um grande evento de proporção religiosa.


Dia 24 de setembro de 2011

Chega meu povo, corre pra ver a IV Noite do Dendê!!!


Presença viva da cultura afro-descendente, a Nação do Maracatu Porto Rico, vem apresentar ao público pernambucano a tradicional Noite do Dendê.

Essa celebração é um paralelo singular que faz parte de um trabalho, visando o desenvolvimento do Turismo Étnico dentro dos terreiros de matrizes africanas, onde elementos da religiosidade do povo negro (culinária, danças, vestimentas, cantos entre outros) são apresentados ao público em geral e turista do mundo inteiro.

********************************

Veja as fotos da III Noite do Dendê em http://reiriva.blogspot.com/2010/09/iii-noite-do-dende-2010.html
 CHEGA MEU POVO
 CORRE PRA VER
 NAÇÃO PORTO RICO
 E A NOITE DO DENDÊ (Bis)
 EM 1914
 FIZ A NOITE DO DENDÊ (Bis)

 TOCANDO ILÚ
 PELO TERREIRO
 SÓ PRA VER O CHÃO TREMER (Bis)

 VAMOS CANTAR MINHA GENTE
 NESSA NOITE EU QUERO VER
 DE EXU A ORIXALÁ
 BATENDO BAQUETA, QUEBRANDO DENDÊ (Bis)

****

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em mestre Shacon, Noite do Dendê. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *