Nação Porto Rico se reencontra em Paraty
Batuqueiros desta grande nação de maracatu de baque virado se reuniram para festejar o aniversário do grupo irmão Palmeira Imperial, de Paraty, RJ.
As oficinas foram realizadas em um lugar de grande axé, no Quilombo do Campinho, lugar de grande axé.
Mestra Joana começou o trabalho com uma oficina de abê com os outros batuqueiros tocando e recebendo aulas pontuais do baque das ondas com mestre Shacon, ensinando para alguns ou aprimorando o sotaque da nação. O foco da manhã foi os toques e dança dos orixás e suas relações com o baque e loas da nação.
Com um corpo maior de batuqueiros nessa região do Brasil, os mestres têm se preocupado em aprofundar os conhecimentos e técnica deles nesse sentido e passaram a elaborar uma didática inédita para o ensino do timbal , do abê – dança e ritmos – e gonguê.
***
Para quem já participou ou observou oficinas em outros anos, pode perceber que este é um trabalho único e será o trabalho dos mestres na Gira de 2013 na primeira quinzena de setembro.
Nas conversas de almoço e de fim dos trabalhos todos pediam notícias dos amigos do Pina, de nossa rainha Elda e dos últimos trabalhos da nação, principalmente da apresentação e gravação DVD de Cláudia Leitte.
Mestre Shacon relatou o carinho e respeito com que foram todos tratados por essa artista de projeção e também por toda sua equipe. O mestre ressaltou a dedicação dos batuqueiros para a realização de mais esse sonho.
Nos próximos dias estaremos reunindo neste site todos os álbuns de fotos dos bastidores tirados por nossos batuqueiros-fotógrafos, Ray Silva, Vandinha, Mércia, mestra Joana, mestre Shacon, Thiago e outros.
***
No domingo os mestres realizaram em uma escola de Paraty uma palestra sobre a história e fundamento do maracatu Porto Rico e depois um grande arrasto pelas ruas da cidade iniciando pela igreja da mãe nagô.
Desta vez ao invés de flores, os batuqueiros da nação, levaram à ela e a todo grupo Palmeira Imperial, um grande axé sonoro!
Ó mãe Nagô / Senhora do Rosário/ padroeira nos abençoou
Os batuqueiros irmão se despediram sonhando com o dia em que poderemos reunir por aqui os mestres, a corte e os batuqueiros do Pina.
Todos agradeceram muito ao Augusto, autor de Na Força do Machado e Trago Flores, e a todo grupo Palmeira Imperial por essa oportunidade de reunir e sentir ainda mais forte o axé da nação renovado em cada encontro com os mestres.
Salve Palmeira Imperial!
Salve todos os grupos presentes!
Salve todos os batuqueiros presentes!
Salve a Nação do Maracatu Porto Rico!
Grande abraço a todos, pelo carinho que nos receberam para a socialização de uma vivência ímpar e enriquecedora.
Nossos sinceros agradecimentos ao Augusto pela calorosa recepção, Shacon e Joana. A força do Axé foi sentida e tocante em nossos corações! O povo de Ubatuba agradece!