Calunga Elizabeth viaja representando a nação!

oficinaEncontro com a Calunga Elizabeth

 Maracatu Navegante, de Ribeirão Preto, SP

 

Nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2015, a cidade de Ribeirão Preto/SP recebeu o 1º Encontro Navegante de Maracatu – “Elizabeth, a Calunga”, uma realização do Maracatu Navegante, grupo fundado em 2013, com o apoio do Centro Cultural Orùnmilá e da Nação do Maracatu Porto Rico.

Para abrilhantar o evento, estiveram presentes os batuqueiros e ogans da Nação Porto Rico Luiz Água e Ryan Viana, as Damas do Paço Leleu da Oxum e Tenily Guian e – pela primeira vez no interior paulista – a Calunga Elizabeth. Por conta desta presença especial e inédita, o Navegante citou Elizabeth no subtítulo do Encontro, para chamar a atenção a esta importante figura religiosa do Maracatu de Baque Virado, a Calunga.

A programação contou com Roda de Conversa, Palestra sobre Damas do Paço, Calunga e Corte Real do Maracatu, Oficina de Dança, Oficina de Batuque, Noite Cultural e Cortejo. Para poder receber integrantes de grupos de outras cidades, o Maracatu Navegante ainda preparou local para alojamento e um rico cardápio para alimentar os participantes.

    Dentre os grupos que participaram do evento, estão: Maracatu Ingazeiro (Maringá/PR), Maracatu Abayomi (Bauru/SP), Maracatu Estação Quilombo (Americana/SP), Maracatucá (Campinas/SP), Maracatu Mukumby (Sorocaba/SP) e Maracatu Pedra de Raio (São José do Rio Preto/SP). Uma grande adesão, fortalecendo o intercâmbio entre batuqueiros e batuqueiras que vivenciam em suas localidades os fundamentos da Nação Porto Rico.

 

Abaixo, algumas fotos para ilustrar o que foi este 1º Encontro Navegante de Maracatu – “Elizabeth, a Calunga”.

 

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em mestre Shacon e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *