A Noite do Dendê

Pereira da Costa publica uma nota em um jornal recifense Diário de Pernambuco, de 1914, uma informação que através dela o nosso mestre quis resgatar esse grande ato religioso: “Fez ontem seu dendê em frente a nossa tenda de trabalho o velho Maracatu Porto Rico”

Então podemos afirmar que “A Noite do Dendê” foi uma cerimônia religiosa ocorrida no inicio do século nos primórdios da nossa nação antes da data de oficial de fundação, que nada mais é o registro perante a federação carnavalesca do Recife.

A Noite do Dendê: É um festival de cultura popular que tem como marca a tradição, resistência e a força das manifestações culturais afro-brasileiras. Isto fica evidente pela forma como se dá a realização deste evento que envolve efetivamente as pessoas da comunidade do Bode (Pina/Recife), os grupos culturais e artistas populares de Pernambuco e de outros estados brasileiros todos firmados pela sinergia construída com a força da Nação Maracatu Porto Rico que consegue aglutinar esses atores entorno do propósito de afirmação de uma identidade étnica, cultural e religiosa. O público presente é bastante diverso vindos da região metropolitana, bem como turistas brasileiros estrangeiros.  Movimentam a economia do bairro gerando emprego e renda para a população local, durante o período da festa circulam cerca de 5.000 pessoas.

E este ano foi instituído um projeto de lei para tornar oficial a Cerimônia/Evento parte do calendário oficial de nossa cidade.