Visitas Ilustres

Nossa casa é sempre muito bem frequentada então nesta página teremos o prazer de mostrar um pouco das nossos Ilustres visitantes.

E para iniciar com grande estilo uma das maiores se não a maior contadora da história da cultura Afro.

Ebomi Cici de Oxóssi

Nancy de Souza. Nasceu no Rio de Janeiro em 1939. Foi criada, numa boa família e tudo que teve na infância lhe deu forças para viver até hoje.

Quando menina, estudou e na época conseguia escrever e falar russo, italiano, francês e espanhol. Fugiu da escola em 64 por situações políticas. Saiu da vida de estudante ativista, ficou doente e depressiva e nessa época já era do candomblé, mas não iniciada, então daí decidiu se dedicar a parte de orixá onde lhe deu muita força. E a partir do momento que conheceu Pai Fatumbi ou melhor dizendo Pierre Verger,  aprendeu a sua história como humana, e principalmente como negra.

“EU CONTO MINHAS ESTÓRIAS, MINHA VIDA PARA AS CRIANÇAS.
SE FALAM DA BRANCA DE NEVE, DA BELA ADORMECIDA, EU FALO DAS ESTÓRIAS DO REI OGUM, DA RAINHA OXUM, DO CAÇADOR OXÓSSI” – Ebomi Cici de Oxóssi

No dia 25 de Maio de 2019 tivemos a honra de sua visita na macaia de Oxóssi junto com as algumas das Mães do Pina, e nossas crianças fizeram uma encenação teatral dos Orixás e o baque mirim uma apresentação.

Encenação do Xirê dos orixás.

Xangô e Iansã

 

Apresentação do Baque Mirim.

 

Algumas das Mães do Pina( Ya Elda de Oxóssi, Ya Enezia de Oxum, Ya Helena e Yá Laura de Xangô) Ebomi Cici de Oxóssi. Atrás Babalorixá Chacon de Xangô e Yakekerê Leu de Oxum.