Cronologia

Cronologia (em construção)

Década de 60 e 70 / Resumo

Eudes Chagas

José Eudes Chagas, babalorixá conhecido, estabelece no Pina a Nação do Maracatu Porto Rico em 1967.
A Noite dos Tambores Silenciosos, cerimônia que ocorre na segunda-feira de carnaval no Pátio do Terço tem antecedentes na cerimônia onde dona Santa e o Maracatu Elefante dançavam para os eguns na porta da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Depois da morte da rainha em 1962, ela passa a ser feita pelas Tias do Terço, Eugênia, mãe de Yaya e Sinha e a sobrinha delas Badia. A partir de 1968 Paulo Viana junto Edvaldo Ramos e Badia dão novo fôlego para esta cerimônia, que é transfira para a frente da casa das Tias e ganha visibilidade.
Zé Gomes, pequeno comerciante, principal articulador do Maracatu Nação Indiano nos anos 1960, promoveu modificações em seu grupo para que o mesmo oferecesse “um espetáculo visual” na passarela do Carnaval recifense da época, chegando a desfilar com cerca de duzentos figurantes nos últimos anos da década de 1960. Mestre Luiz de França está à frente do Leão Coroado.
Os desfiles são marcados pelas vitórias do Indiano, Leão Coroado e Estrela Brilhante. Eudes Chagas não consegue transformar Porto Rico em um maracatu competitivo para fazer frente a estes maracatus, todos marcados pela presença da rainha dona Madalena.

1967 – Campeã – Nação Leão Coroado. Vice – Nação Indiano.

26 de março – Porto Rica do Oriente se estabelece no Pina pelas mãos do Babalorixá José Eudes Chagas e com a ajuda do lendário batuqueiro Veludinho, de mestre Luiz de França e tendo o apoio de Katarina Real antropóloga americana que tinha importante participação na organização folclórica de Recife. Ela era reconhecida como “representante do folclore estadual” ao ponto de receber o título de Cidadã do Recife, quando ocupava o cargo de secretária geral da Comissão Pernambucana de Folclore.

Historia de Eudes Chagas

Katarina Real, antropóloga americana e biografa de Eudes Chagas, foi literalmente falar com o bispo para conseguir a coroação dele. Quem era o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Câmara, que até se comprometeu a coroar pessoalmente o rei se ela conseguisse autorização de um superior à ele. Infelizmente ela não conseguiu falar com a pessoa e ao final Eudes foi coroado pelo Reverendo Dom Isaac Minervino Barbosa, Bispo da Ordem de São Crisóstomo, da Igreja Brasileira.
10 de dezembro – coroação do rei Eudes Chagas e da rainha dona Mera (Merolina Pimentel) na casa 41 do Pátio do Terço, centro do Recife [ livro Eudes, o Rei do Maracatu / fotos da Fundação Joaquim Nabuco]. Marcelo nos informou que ela era yalorixá e tinha terreiro.

 

1968 – Campeã – Porto Rico do Oriente / Vice – Leão Coroado / Terceiro – Indiano.
Porto Rico sob comando de Eudes Chagas estréia no Recife com 12 tambores e já é vitorioso.
Eudes Chagas foi parceiro de Paulo Viana, na Noite dos Tambores Silenciosos, sendo o Porto Rico o único maracatu a estar no evento todos os anos, de 1968 até o ano de sua morte.

1969 – Campeã – Leão Coroado / Vice – Indiano / Maracatu

1970 – Campeã – Indiano. / Vice – Leão coroado. Terceiro – Porto Rico do Oriente. – Quarto – Estrela Brilhante.

1971 – Campeã – Indiano / Vice – Leão Coroado.

1972 -Campeã – Indiano. / Vice – Leão Coroado / Terceiro – Porto Rico do Oriente.

1973 – Campeã – Leão Coroado / Vice – Estrela Brilhante/ Terceiro lugar – Indiano.

1974 – Campeã – Leão Coroado / Vice – Estrela Brilhante.

1975 – Campeã – Estrela Brilhante / Vice – Leão Coroado – Cambinda Estrela.

1976 – Campeã – Estrela Brilhante / Vice – Indiano e Porto Rico do Oriente / Terceiro – Cambinda Estrela.

1977 – Campeã – Estrela Brilhante. / Vice – Leão Coroado / Terceiro – Cambinda Estrela.

1978 – Campeão categoria – Indiano. / Vice – Estrela Brilhante. / Terceiro – Almirante do Forte.

15 de dezembro – morte de José Eudes Chagas. O maracatu Porto Rico vai para o museu pelas mãos da viúva.

1979 – Campeã – Leão Coroado / Vice – Maracatu indiano.
Porto Rico não desfila. Os participantes do maracatu decidem retirar o maracatu do museu com a ajuda de folcloristas e outras lideranças como Armando Arruda.

Década de 80/90 – Resumo

Ao longo dos anos 1980, os maracatus passaram por uma fase em que alguns grupos voltaram a desfilar no Carnaval da cidade, por exemplo, Porto Rico, Estrela Brilhante, Elefante. […] Nas décadas de 1980 e 1990, sob diferentes formas, os movimentos negros organizados, notadamente o “Movimento Negro Unificado” (MNU), agiram no sentido de valorizar os maracatus, positivando-os. E o resultado desta luta pelo reconhecimento da cultura negra pode ser percebido no lugar que vão ocupar no início do presente século.
Nos anos 1980, algumas novidades começam a aparecer em cena. O Porto Rico, “ressurgido” em 1981 sob a articulação de Armando Arruda, que entrega os destinos do grupo para a sua atual proprietária, Elda Viana, rainha do referido maracatu, é o grande responsável pela maior parte destas mudanças. O Porto Rico se via na condição de superar uma grande rainha de maracatu, Dona Madalena, que na época se encontrava no Estrela Brilhante, e foi o grande campeão dos carnavais de 1981 e 1982. Em 1980, o campeão foi o maracatu Indiano, considerado o grande rival do Estrela Brilhante, e que havia sido o antigo grupo de Dona Madalena. (Lima, Ivaldo… doutorado)
Na década de 80 a pessoa que regia a percussão era chamado “diretor de batuque” sendo a adoção do termo “mestre” algo mais recente.
Com a saída de Madalena do Estrela Brilhante no início da década de 1980, este maracatu entra em declínio. O campo de força entre os Maracatus-Nação, termo cunhado por Ivaldo Lima, se reconfigura. A disputa será travada entre Porto Rico, Elefante e Leão Coroado.
No final da década Leão Coroado e o Elefante diminuem suas atividades e o Maracatu-Nação Estrela Brilhante cresce com a ajuda e envolvimento de jovens de classe média da cidade e passou a disputar com o Porto Rico, o grande campeão da década.

1980 – Campeã – Estrela Brilhante / vice – Indiano

Maracatu Porto Rico não desfila.

Dona Elda e o cônego Miguel Cavalcante, que foi quem a coroou.

8 de outubro de 1980 – Coroação de Elda Viana pelo cônego Miguel Cavalcante, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro São José, Recife, PE.
A sede da Nação do Maracatu Porto Rico passa a estar na Macaia do Oxóssi, Ylê Oxossi Guangoubira, no Bairro do Pina, à Rua Eurico Vitrúvio, 483.

1981 – Campeã – Estrela Brilhante / vice – Indiano
Primeiro desfile de carnaval de dona Elda como rainha do Porto Rico com “14 alfaias, 1 gonguê, 3 taróis e 4 mineiros

1982 – Campeã – Estrela Brilhante / vice – Indiano
Fundação  da Nação do Maracatu Encanto do Pina

1983 – Campeã – Porto Rico / vice – Estrela Brilhante
Depois de dois anos sob liderança de Elda Viana, a nação PR torna-se campeã.

1984 – Campeã – Porto Rico / vice – Indiano

1985 – Campeã – Porto Rico / vice – Leão Coroado
A nação Elefante ressurge tendo dona Madalena como rainha
Fundação do Urso Zé da Pinga
O Urso Zé da Pinga foi fundado em 02 de agosto de 1985, no bairro do Pina, por participantes do Centro Ilê Axé Oxóssi Gongobira, ligado à religião Jurema Sagrada. De acordo com Edileuza Lira da Silva, atual presidente, a ideia “partiu de uma brincadeira no nosso Centro. Mestre José da Pinga, nossa entidade, é muito brincalhão e disse que quando era matéria grossa gostava muito de mulher e adorava ser o ‘urso’…”. Depois desse fato, resolveram consultá-lo sobre a organização de um Urso de Carnaval, e recebida sua autorização, fundaram o Zé da Pinga.
http://site.carnavalrecife.com/compositores-e-agremiacoes/ursos-la-ursa/

1986 – Campeã – Porto Rico / vice – Estrela Brilhante

1987 – Campeã – Elefante / vice – Porto Rico / 3o. Estrela Brilhante
Morre o jornalista negro Paulo Viana, responsável pela Noite dos Tambores.

1988 – Campeã – Porto Rico / vice – Elefante

1989 – Campeã – Porto Rico / vice – Elefante
Viagem à Europa
A nação PR foi escolhida como representante da cultura do Recife e viajou para a Europa. Tocaram no aniversário da cidade de Bonn, na Alemanha, além de se apresentar em Berlim, Hanover, Unna, Munster e Borhn, também na Alemanha, além de Bruxelas, na Bélgica, e me Barcelona, na Espanha.

1990 – Campeã – Porto Rico / Vice – Elefante

1991 – Campeã – Elefante / Vice – Porto Rico

The Actress, The Bishop and the Carnival Queen (1991) BBC /documentário/ficção. Direção: Howard Reid Realização: BBC, Grã-Bretanha, 1991
Filme da BBC, produzido por Howard Reid, de 50 minutos que mostra o carnaval do Recife e foca na rivalidade entre o Maracatu Porto Rico e o Maracatu Elefante. Dona Elda é a grande estrela. Aparece mestre Jaime, diretor de bateria e dona Elda se apresenta como rainha e presidente do maracatu, seu marido Zeca, como rei, e seu filho Jailson como “um dos batuqueiros e que dirige a bateria do maracatu Porto Rico”. Ele está tocando alfaia com o apito na boca em uma cena, mas no desfile de carnaval é mestre Jaime quem canta.

“Se o trabalho do candomblé for hoje para mim ir para a igreja, receber a missa, a benção do padre, então meu trabalho hoje foi este, então tenho de seguir logo para a igreja. Eu vou à igreja quando o candomblé permite para eu ir à igreja.” (Elda Viana, yalorixa e rainha do maracatu, depoimento para o documentário da BBC, The actress, The bishop and the carnival Queen.)

Podemos ver nosso mestre Chacon em jovem logo no inicio do filme. Marcelo, presidente do Maracatu Encanto do Pina, filho de mãe Maria da Quixaba, pai de mestra Joana, era contramestre do Maracatu Porto Rico. Ruminig em suas falas sempre ressalta a importância de Marcelo em sua formação como batuqueiro.

https://youtu.be/xvc4XU9yyyA

https://search.alexanderstreet.com/preview/work/2069859?ssotoken=anonymous

[Com legenda em inglês]

1992 – Campeã – Elefante / vice – Porto Rico
Morre José Gomes, da nação Indiano

1993 – Campeã Porto Rico / vice – Elefante
Mestre Walter passa a ser mestre do Estrela Brilhantes de dona Marivalda

1994 – Campeã Porto Rico

1995 – Campeã – Elefante

1996 – Campeã Porto Rico

1997 – Campeã Porto Rico
Início do baque Mirim de Porto Rico.

1998 – Campeã – Porto Rico
nasce o Encanto da Alegria

1999 – Campeã – Porto Rico / Vice – Elefante / Terceiro – Estrela Brilhante.


2000 –
morre Rosinete e dona Madalena .
Mestre Chacon assume o apito do Porto Rico
Lançamento do CD No Baque das Onda do Maracatu Nação Porto Rico, com o apoio do SIC-PE.

2001 – Campeã – Porto Rico

2002 – Campeã – Porto Rico
Marivalda foi coroada pela rainha Elda Ivo Viana, do Maracatu Nação Porto Rico, e pelo babalorixá Raminho de Oxossi.
Desfile Oficial Carnaval 2002

Vídeo raro e delicioso. É Porto Rico, majestoso e vibrante!

“Antes da coroação…não só antes da coroação como antes de avenida, pelo Carnaval, nós temos de cuidar muito de Exu, porque Exu é o dono da brincadeira do Carnaval; é quem livra a gente do mal para o inimigo não chegar perto, que a gente faça um bom Carnaval, uma boa festa, uma boa apresentação. Não só o Carnaval como qualquer tipo de apresentação a gente temos que cuidar muito de Exu. E cuidar do rei e da rainha, que é Xangô e Iansã. Então, esse rei a gente tem que dá a ele um sacrifício de uma ovelha e à Iansã também temos que dar um sacrifício e assim por diante. Aí, cuidando desses três orixás, então, a gente pode sair tranqüilo, que a rua está acobertada; a nossa cabeça também. Então, a boneca seda-madeira, Dona Inês; ela recebe sacrifício junto com Iansã. Já a boneca Dona Bela recebe sacrifício junto com Exu. Já a boneca Dona Elisabete recebe frutas nos pés da mãe Oxum. Então, aí vem a força; aí vem a história boa, vem tudo de bom que a gente oferece, tudo de bom que a gente quer, vendo o maracatu”.
VIANA, Elda. Rainha do maracatu-nação Porto Rico. Entrevista gravada por Janote Pires Marques. Recife, dez. 2002.

2003 – Campeã
Carnaval de Sujo | O Urso Zé da Pinga do Recife
http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/veredas/arquivo/carnaval-de-sujo-o-urso-ze-da-pinga

2004 – Campeã Porto Rico
23 de outubro – inauguração do Museu Afro, Ibirapuera, SP.

Batuque Book, Climério de Oliveira Santos e Tarcísio Santos Resende. 2004 – Livro e vídeo que registram o baque de Algumas nações.

Maracatus – Ritmos Sagrados / dissertação e documentário
“Eugênia de Freitas Maakaroun atualmente é uma cineasta mineira radicada no Rio de Janeiro. Durante alguns meses esteve em Pernambuco com sua equipe onde dirigiu e produziu este curta documentário sobre as origens das nações seculares do estado chamado “Maracatu Ritmos Sagrados”.
Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Artes Visuais. Orientador: Professor Doutor Heitor Capuzzo Filho. Belo Horizonte. Escola de Belas Artes. 2005. ENTREVISTAS REALIZADAS EM 2003 E 2004
Parte I – https://youtu.be/wp3MgPmNmB0
Parte II – http://youtu.be/3bT5vVWvgYo
1a. visita – janeiro de 2003/ conversa com dona Elda e vê Chacon ensinando; o menino Walace mostra várias salas e a pesquisadora filma;
2a. visita – entrega o filmado
3a. visita – dona Elda autoriza as imagens do filme
4a. visita 2005

2005 – Campeã Porto Rico

VISÕES DE DENTRO

Vídeo produzido a partir de uma vivência de alguns integrantes da Associação Cultural Arrasta Ilha (Florianópolis) na Nação Porto Rico localizada na comunidade do Pina (Recife) em Janeiro de 2005.
Depoimentos emocionantes de nossa rainha Elda e de várias pessoas que continuam na nação como Giva, Douglas, Mão, Cao, Leleu, Capitão e outros que se foram por vários motivos.

TIMARACATU – Este é um trabalho de pesquisa que foi realizado no âmbito do projecto INOV-Art/ DgArtes do Ministério da Cultura de Portugal em parceria com o Núcleo de Etnomusicologia do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
Parte I –

Parte II

2006 – Campeã –        / Vice – Porto Rico

2007 – Campeã         / Vice –
Homenagem do Maracatu Escócia!

 

Desfile da oficina de Maracatu Nação Porto Rico com Mestre Shacon . Ao fundo, Museu Histórico de Itajaí –

Divulgação de oficina de mestre Shacon

http://www.gerald-guillot.fr/maracatu/Stage_Mestre_Shacon_26-06-2010.htm

2008 – Campeã / Vice –
Homenagem à Nação Porto Rico –Banda Andaluza, lançamento do CD Pedra da Fusão – festival PréAmp, Recife-PE, janeiro de 2008

https://youtu.be/X0zWpakK2EI

 

Desfile Oficial

Nina Mattos
ô bate o bombo/segura o baque/não deixe o baque cair/ Porto Rico batiza a virada com toda a alegria pro povo sorrir!

Bomba do hemetério

Praia de Boa Viagem (Recife/PE), pelo projeto Verão Total

 

 

FOTOS- lindas fotos de Carol Santos
Festival de Garanhuns –

http://www.flickr.com/photos/universodoolhar/2701926332/in/photostream/

Desfile Oficial –

http://www.flickriver.com/photos/universodoolhar/sets/72157603940889988/

 

2009 – Campeã Porto Rico / Vice
Encanto do Pina , com mestra Joana apitando, é campeã do grupo 1 e sobe de categoria.
Desfile Oficial 2009 –

Atividade pedagógica na sede –

2010 – Campeã – Estrela Brilhante / Vice – Porto Rico
Empate com Estrela Brihante – o critério Dama-do-Paço deu o título à eles.
Encanto volta ao Grupo 1.

Gravações e entrevistas do Inventário Cultura dos Maracatus Nação, o lançamento será em 2011.
Entrevista com mestre Chacon, pai Marcelo do Encanto do Pina (que conta parte da história do senhor Eudes).

Julho – Dona Elda viaja para Santos, SP, participou da Virada Cultural de Santos e em 5 de julho ministrou uma palestra aos oficineiros e membros do Quiloa sobre sua história na Nação do Maracatu Porto Rico, sobre a composição e os significados dos elementos do cortejo de maracatu, sobre a importância das bonecas do maracatu. Ao final da palestra, Mãe Elda encantou a todos dançando e cantando loas da Nação Porto Rico.

2011 – Campeã Porto Rico / Vice
Gravação do Maracatu Porto Rico, projeto Inventário Sonoro dos Maracatus Nação de Pernambuco, financiado pelo FUNCULTURA e executado no Laboratório de História Oral e da Imagem da UFPE (LAHOI).

A Nação do Maracatu Porto Rico se torna Ponto de Cultura

2012 – Campeã Estrela Brilhante / Vice – Porto Rico
Encanto do Pina foi o campeão do Grupo 1

2013 – Campeã / Vice
http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2013/02/08/lenine-toca-com-nacao-porto-rico-neste-sabado/

Participação no V Festival Percussivo De São José do Rio Preto, SP / Mães do Pina I [ dona

2014 – Campeã / Vice
Dona Júlia, uma das calungas de Eudes Chagas, voltou à nação em 2014, depois de estar desaparecida por mais de 30 anos. Ela foi a segunda calunga da nação, depois de dona Inês, e também confeccionada por Eudes Chagas. Ela desapareceu do museu da universidade rural do Recife, responsável por sua guarda desde os anos 70. Ela foi entregue para a Nação em janeiro de 2014 pelo terreiro de Xambá onde foi deixada.
http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/t/edicoes/v/calunga-desaparecida-ha-30-anos-volta-as-maos-dos-donos/3104888/

Fotos do Zé da Pinga
http://imagensehpalavras.blogspot.com/2015/09/o-urso-ze-da-pinga.html
Noite do Dendê 2014 – Nação do Maracatu Porto Rico
Este vídeo é uma realização solidária do grupo Navegante, de livre reprodução e sem fins lucrativos. Ele foi produzido para documentar e divulgar o evento “Noite do Dendê”,.

 

2015 – Campeã Estrela Brilhante / Vice Cambinda Estrela do Recife / 3o. Aurora Africana
Porto Rico desiste de competir porque os microfones não funcionaram na hora do desfile.

2016 – Campeã Porto Rico / Vice
Porto Rico é um dos homenageados do Carnaval do Recife por seu centenário.

Diário de Pernambuco Carnaval 2016: o centenário do Maracatu Nação Porto Rico
Jean aparece bastante explicando a nação.

 

TV Globo – Jornal da Globo Reportagem: Beatriz Castro Imagens: San Costa . A importância das calungas no maracatu – A boneca de cera, conhecida como calunga, é um elemento importante para a existência e para a proteção do maracatu. Em meio aos rituais das casas de candomblé elas, como divindades, são referenciadas e cultuadas pelas nações. Esta reportagem exibida no Jornal da Globo mostra a festa realizada no Ylê Axé Oxóssi Guangoubira para comemorar a volta da Calunga Dna Júlia que esteve desaparecida por 30 anos e foi entregue no terreiro de Xambá que ao jogar os búzios recebeu a revelação de que a mesma pertencia ao Porto Rico. Uma curiosidade da reportagem esta relacionada ao Homem da Meia noite que também é um calunga do candomblé, só que gigante!

https://youtu.be/f0Hk6oGc1i8

 

2017 – Campeã Porto Rico

2018 – Campeão – Encanto da Alegria / vice – Porto Rico

2019 – Campeão – Estrela Brilhante / vice – Encanto do Pina
Porto Rico fica em 3o. lugar- nota baixa inexplicável para estandarte: 8,6!

2020 – Campeã Porto Rico / Vice – Estrela Brilhante