Ylê Axé

O Ilê Axé Oxóssi Guangoubira ou a Macaia de Oxóssi, situado na Comunidade do
Bode, na Rua Euríco Vitrúvio 483, no Bairro do Pina zona sul de Recife – PE há 52 anos tem a  sua ente espiritual a Elda Ivo Viana, ou Mãe Elda de Oxóssi nascida em 06 de Janeiro de 1938 na cidade do Rio de Janeiro iniciando sua trajetória religiosa em 1955 aos 17 anos no bairro de São Cristóvão na Umbanda e Angola e depois passou para o Candomblé Nagô/Jeje. É a IyalorixáRainha, Presidente Vitalícia e soberana da Nação de Maracatu Porto Rico, onde
é respeitada e amada por seu legado.
É a última rainha coroada em cerimônia realizada pelo Cônego Miguel
Cavalcante, em 08 de outubro de 1980, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos
Homens Pretos, no Bairro São José, Recife, PE. Após essa cerimônia por determinação
da Arquidiocese de Recife e Olinda, os arcebispos não permitiram mais essa celebração
de coroação dentro das naves das Igreja Católicas.

“Eu sou a Rainha Elda da Nação de Maracatu Porto
Rico e também Iyalorixá da Macaia de Oxossi. […] Sou a
única Rainha Coroada dentro da Igreja de Nossa
Senhora do Rosário dos Homens Pretos.” 

Yalorixá e Rainha Elda Viana

 

Nascida em 25 de Setembro de 1955 na cidade do Rio de Janeiro, Edileuza Lira da Silva – mais conhecida como Mãe Leu da Oxum ou Dona Leu no Estado do Rio de Janeiro, é filha de sangue da Yalorixá Elda de Oxóssi e por herança a Yakekerê (Mãe Pequena) do Ylê. Foi escolhida em 1962 aos 7 anos pela Orixá Oxum que rege o seu Orí (Cabeça). Também foi iniciada na Umbanda e Candomblé Angola e chegando em terras pernambucanas passou a cultuar as Nações Nagô/Jêje. Mãe Leu é também a Princesa da Nação.

Yakekerê Leu da Oxum.

 

Nascido em 06 de Fevereiro de 1969 em Recife – PE, desde do ventre de sua mãe a Yalorixá Elda de Oxóssi foi escolhido para fazer parte do Axé. Babalorixá (Pai de Santo) Jailson viana chacon  ou Mestre Chacon  tem seu Orí regido pelo Orixá Xangô e o seu Babalorixá Tata Raminho de Oxóssi e sua Yalorixá  Mãe Mana de Xangô  regem a Roça de Oxum Opará e Oxóssi  Ibualama e são duas das maiores referências do Candomblé em Pernambuco. junto com sua irmã Leu de Oxum o Mestre Chacon cuida da parte espiritual da Macaia de Oxóssi, em um reinado com ensinamentos e aprendizados. Desde a adolescência já mestreava a Nação do Maracatu Porto Rico em apresentações folclóricas como vice diretor de bateria pois na época não existia o termo Mestre e sim Diretor e Vice Diretor de bateria, a partir do ano 2000 é o Mestre do Maracatu e Gestor de Cultura do Núcleo Afro de Pernambuco.

Babalorixá Chacon de Xangô.

 

Yalorixá Elda de Oxóssi e Yakekerê Leu da Oxum

A esquerda Babá Chacon no Centro Yalorixá Elda de Oxóssi a direita João Jhadyel.

 

Yakekerê Leu da Oxum e Babalorixá Chacon de Xangô.

Jurema Sagrada

O Ylê.

Trono de Xangô, Pelêlê dos Ogãs.

A mina.