As crianças da Nação Porto Rico

Jhadyel Batuqueiro

Hoje João Jhadyel, filho de mestre Shacon e mestra Joana, neto de dona Elda, completa 2 anos.

Jhadyel, com toda essa linhagem de maracatu, é um típico menino da comunidade, alegre, risonho e com muita ‘fome’ de tambor. Quando vê alguém tocando logo quer pegar as baquetas para tocar, gosta de encontrar um couro pra batucar e conhece um número grande de loas.

Mas não é o único não! Jão Jhadyel é uma das muitas crianças de nossa nação.

Para ser um batuqueiro mirim é preciso apenas querer, ter força de vontade e estar junto da nação. Nos desfiles de Porto Rico, cada vez mais as crianças recebem uma atenção especial, cuidados para que possa se desenvolver para o maracatu e para a vida.

É por esse motivo que mestre Shacon procurou o caminho para o funcionamento de um Ponto de Cultura na sede da nação, no Pina.

Com o apoio do governo para a implantação da sala de informática, da oficina de costuras e adereços, de salas para ensaio e outras iniciativas as crianças que frequentam a nação terão novas oportunidades de aprendizagens.

***


O centro do Ponto de Cultura são as crianças, mas é uma iniciativa para toda a comunidade, para quem inicia e para quem não parou de aprender.

***

As muitas fotos de Carol Santos da preparação do carnaval de 2008que estão aqui  mostram que o envolvimento das crianças com as atividades da nação são uma realidade de muito tempo que será agora potencializada com o Ponto de Cultura.Veja todas as fotos em http://www.flickr.com/photos/universodoolhar/sets/72157603940889988/


As crianças crescem e seguem vários caminhos, e os caminhos de muitos do batuque mirim os levam sempre de volta à nação, seja no Recife ou em outra parte do mundo.

Rico, Ivanzinho, Rumenig e outros tantos batuqueiros que estão hoje na linha de frente da Nação, também já fizeram parte do Batuque Mirim. Como outras crianças da comunidade, cresceram frequentando os ensaios da nação, aprendendo diariamente com os mestres, ouvindo os ensinamentos da rainha e yalorixá Elda Viana. Hoje são responsáveis pela nação atuando de acordo com o mestre Shacon e nossa rainha, auxiliando tanto na parte musical, quanto na religiosa e de integração coma comunidade.

Junto com os parabéns pelos 2 anos de Jhadyel estão os parabéns a todos os pais e mães das crianças da Nação, do nosso batuque-mirim, do futuro do Maracatu Nação Porto Rico!

Sobre gloria

Desde 2007 me descobri batuqueira; comecei a aprender maracatu no Ilus de Assuada, um dos filhotes da Casa de Cultura Tainã e grupo Urucungus. Em 2008 fui uma das fundadoras do Maracatuca. Minha formação musical veio da Fundação das Artes e depois me especializei em percussão de orquestra, erudita e trabalhei mais de duas décadas na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sempre dei aula, gosto de ser professora. Fiz mestrado na Unicamp, dentro do Grupo de Educação e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC - na Faculdade de Educação com a Corinta M. G. Geraldi como orientadora nessa caminhada. Agora estudo na Nação do Maracatu Porto Rico com mestre Shacon e vários batuqueiros e a Nação do Encanto do Pinta com vários batuqueiros, mas principalmente caixa com Mariana Bianchi.
Esta entrada foi publicada em Batuqueiros, carnaval, Grupos, Joana, mestre Shacon, Oficinas, Ponto de Cultura. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para As crianças da Nação Porto Rico

  1. Carol Santos disse:

    Lindo texto, Gloria!
    Ótimo vc ter lembrado do papel das crianças no maracatu Porto Rico. Realmente eles integram o grupo desde pequenos e são o futuro da Nação.
    Agradeço por ter colocado os créditos das minhas fotos tb..
    Grande abraço!!
    🙂

    • gloria disse:

      gracias Carol!
      eu gostaria muito de um dia contar as histórias do Baque mirim que o Rumenig me contou quando veio em Campinas;
      ele me contou dessa vivência e que resultou nessa geração de batuqueiros que hoje são os braços de Shacon na condução da nação.
      beijo da gloria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *