GRUPO CULTURAL BAQUE DAS ONDAS

Fundado no dia 06 de Janeiro de 2007  no Recife Antigo PE, com a necessidade de Divulgar a Cultura Pernambucana e  sua Afrodescendência  faz  Homenagem a Nação do Maracatu Porto Rico, nas cores Verde e Vermelha no qual essa Nação é sua fonte de energia e inspiração, Seu nome foi presenteado pelo Mestre ao Batuqueiro e Ogan (Luiz Água) como “Grupo Cultural Baque das Ondas”

“Baque das Ondas”, caracteriza-se pela cadência na sua construção musical, remetendo as ondas do mar, as entonações de toques e referências musicais, cantam aos orixás, tratando de maneira sagrada e ritualista aquilo que executam.

Diferente das demais manifestações culturais que representam esses valores oriundos da rica região norte/nordeste de nosso país, o Grupo cultural Baque das Ondas, vem diretamente das casas de matrizes africanas, nasceu desta região e tem  a manifestação em sua forma genuína a fim de difundir dentro do território brasileiro sua própria e rica cultura.

Seus fundamentos estão na sonoridade, letras, cantos, figurinos e simbolismo que utilizam para falar das origens do povo brasileiro, unidos em origem negra e de origem nagô.

Este Grupo de Cultura Popular é voltado para a Manifestação do “Maracatu de Baque Virado”, ou “Maracatu Nação” Cultura de Afro Descendência com mais de 200 anos e caracterizada pelo soar dos Tambores, Cores e Crenças aos Orixás.
Somos filhos do ILÊ GONGOMBIRA da Macaia de Oxossi e de sua YALORIXÁ Elda Ivo Viana (Rainha Elda)da Nação do Maracatu Porto Rico “, a última Rainha Coroada na “Igreja do Rosário dos Homens Pretos”, no Bairro de Santo Antonio em Recife, que tem como Mestre o Jailsom Shacon Viana (Mestre Chacon).
E por isso não temos vergonha de dizer SOMOS de Matiz Africana sim e Lutamos pela Igualdade das Raças, e o Respeito a Crença!

Sobre Rei Riva

Rei Riva de Oxum Natural de Pernambuco numa linda cidade cheia de tradiçao, religiao e cultura durante tempos de convivencia na minha vida na minha religiao aprendir admirar as maravilhas da natureza ligada aos orixas. venho crescendo sempre gostando da minha vida espiritual aonde eu mim encontro realizado com muito axé e orgulho... Em 02/04/2009 fui coroado ao unico rei de maracatu naçao ainda vivo dentro da igreja catolica como no passado era feita a coroaçao do rei de congo, pratica implantada no Brasil supostamente pelos portugueses e por conseguencia permitida pelos senhores de escravos. Hoje mim encontro coroado na Naçao do Maracatu Porto Rico pelo padre e pela rainha Elda do Oxossi tambem a unica rainha viva e coroada dentro da igreja Rosario dos Pretos no dia 08/10/1980 localizada no barrio de Santo Antonio no Recife.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *